Como estamos em tempo de férias, achei interessante comentar esta ligação: as Relações Internacionais e o Turismo são áreas relativamente próximas, uma vez que ambas implicam conexões entres diferentes territórios, a apreensão de diferentes culturas, a comparação entre elas, a aprendizagem da alteridade, etc.
Hoje li uma notícia que dava ainda mais um exemplo dessa ligação entre as duas áreas - mais especificamente, como as RI podem interferir directamente com o turismo enquanto actividade económica. O exemplo vem do diferendo causado entre a Turquia e Israel pela flotilha e a ajuda à Faixa de Gaza, o qual provocou um crescimento acentuado da actividade turística no primeiro país, causado pelo novo fluxo que se deslocou de Israel para a Turquia. Esclarecendo melhor: os turistas dos países da região que se deslocavam em direcção a Israel fizeram uma alteração na sua rota para a Turquia.
"Turkish Hoteliers Federation Vice Chairman Seçim Aydın said the crisis with Israel had in fact a positive influence on business, due to a rise in the number of tourists from the Middle East."
Isto porque o que se esperava era precisamente o oposto. E apesar dos voos de Israel para a Turquia terem diminuído e, com eles, o número de turistas, dos restantes países notou-se o contrário.
""People choose to come to Turkey because of the hospitality, cultural values and various resort choices, offered at a reasonable price. The decrease in the number of Israeli visitors led to an increase in the number of visitors from neighboring countries," he said.
Sem comentários:
Enviar um comentário