segunda-feira, 11 de outubro de 2010

A guerra pelos 19

No Brasil, em tempo de nova campanha eleitoral, há a guerra pelos 19% de Marina Silva. O Partido da ex-candidata irá decidir qual dos dois agora na corrida à Presidência apoiar ou se ficará neutra nesta batalha. Os vinte milhões de votantes em Marina serão decisivos para o resultado final das eleições e daí o impacto que isto tem tido na vida política brasileira.

O líder dos Verdes parece querer apoiar Serra; Marina fala em conversações e opinião. O que é certo é que a sua será sempre a última palavra. E para ajudar no processo, a candidata dos Verdes apresentou um documento, Agenda para um Brasil sustentável e justo, no qual lança 10 propostas aos candidatos:

"1. Liberdade de imprensa e transparência das informações sobre execução orçamental.


2. Reforma eleitoral com adopção do voto distrital misto (metade maioritário, metade proporcional) e financiamento público de campanhas.


3. Sete por cento do PIB para educação, procurando universalizar o acesso à pré-escola e à creche; eliminação do analfabetismo; valorização dos professores; criação do Sistema Nacional de Educação.


4. Subsídio à educação de jovens em situação de risco; valorização salarial de policiais; reforma do modelo policial.


5. Uma agência reguladora para a Política Nacional de Mudanças Climáticas; publicação de estimativas de gases com efeito de estufa; transformar em lei as metas de redução de gases-estufas; aumento das energias renováveis; fim de leilões para termoeléctricas movidas a diesel ou carvão mineral; supressão do imposto sobre veículos eléctricos e híbridos; moratória sobre novas centrais nucleares; criação do Sistema Nacional de Prevenção e Alerta sobre Desastres Naturais; universalização da banda larga.


6. Dez por cento do orçamento federal para saúde; Programa Saúde da Família para 80 por cento da população; aumento para 75 por cento dos domicílios com acesso à rede de esgotos e pelo menos 50 por cento com tratamento do esgoto.


7. Desmatamento zero de vegetação nativa primária e secundária; veto a alteração do Código Florestal que reduza áreas de reserva legal; Plano Nacional para Agricultura Sustentável.



8. Limitar gastos governamentais; proposta de reforma tributária em seis meses de governo; revisão da tributação de acordo com impacto sobre o meio ambiente.


9. Política externa orientada pela promoção da paz, liberdade, democracia e respeito dos direitos humanos.


10. Conclusão da demarcação e homologação das terras indígenas e criação de fundo para apoiar indígenas; implementação do Sistema Nacional de Cultura; combate à discriminação racial, sexual e religiosa."

(Fonte: Público)

Estas são as ideias de Marina. Mas tal como dizia Bernardo Carvalho na mesma notícia do Público:

""Quando a Marina saiu do governo do Lula, a política de ambiente virou um desastre", diz ao PÚBLICO. "Eu quero a Marina como ministra do Ambiente, mas não a quero como Presidente. Ela é uma candidata assustadora. Por trás dessa aparência do bem, tem uma coisa hiperconservadora em relação ao casamento gay, ao aborto, ao ensino do criacionismo." 


Quanto ao casamento gay, Marina disse que deveria ser matéria de referendo, e quanto ao criacionismo disse que devia ser ensinado na escola, a par do evolucionismo. Enquanto praticante evangélica, a sua posição em matérias sociais tende a ser conservadora, com a ressalva de que são posições pessoais, e defende plebiscitos."


Vergar-se-ão os candidatos ainda na corrida a alguns destes pontos para conseguirem mais votos? Só a continuação da campanha poderá dar-nos as respostas.

4 comentários:

  1. André,

    O que achas do "10% na saúde" e dos "7%" na educação?

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Acho que são valores aceitáveis tendo em conta o padrão europeu: Portugal gasta, por exemplo, 5.5% na educação e a média da OCDE encontra-se nos 6.2%; em termos de saúde, os gastos em Portugal rondam os 6, 7%. Com uma educação e uma saúde como se encontram as brasileiras, estes valores serão bem necessários... Mesmo que aches que não! hihi ;)

    ResponderEliminar
  3. E depois de leres isto:

    http://en.wikipedia.org/wiki/Balassa-Samuelson_effect

    Que me dizes?

    ResponderEliminar
  4. Diz-me sumariamente de que se trata para eu não ter que ler o artigo.. ;)

    ResponderEliminar