Algumas notícias que vão marcando a secção internacional de alguns jornais por todo o mundo:
1. O Irão proibiu a entrada de inspectores a AIEA no país porque os considerou pessoas não gratas pelo relatório "não verdadeiro" que estes produziram aquando da última visita;
2. A empresa russa Gazprom diminuiu o envio de gás para a Bielorrússia por questões financeiras, uma vez que este país deve à empresa cerca de 200 milhões de dólares pelo já vendido, enquanto que a Bielorrússia reclama à Rússia o pagamento da mesma quantia em taxas por funcionar como corredor de fornecimento energético para a Europa.
3. Juan Manuel Santos foi eleito Presidente da Colômbia, sucedendo a Uribe. A escolha deste ex-Ministro da Defesa reflecte a vontade da população em continuar a política dura com os guerrilheiros das FARC. Esta eleição implicará também uma continuidade na política de vizinhança, ou seja, a forte aliança com os EUA e a tensão com a Venezuela e o Equador.
4. Na Polónia, a primeira volta das presidenciais foi vencida pelo liberal Bronislaw Kommorovski, do partido do Primeiro-Ministro Tusk, mas não com uma diferença suficiente para a evitar a segunda volta contra o irmão do Presidente falecido em Smolensk, Jaroslaw Kaczynski. O mais votado é conhecido pelo seu liberalismo e proximidade à Europa, em contraposição com o ultraconservador e nacionalista Kaczynski.
5. Israel abdicou de parte da sua dureza no bloqueio a Gaza, permitindo o acesso por terra ao local, o que agradou à comunidade internacional que fazia pressão nesse sentido. Um passo instável na (im?)possível resolução deste impasse.
Tanta coisa para fazer, Andreuccio! =D
ResponderEliminarBah! Falta de tempoooooo!!! Que sufoco!
ResponderEliminarTadinho...... QUE PENA-IMPREGNADA-DE-PETRÓLEO-PORQUE-SOU-UM-AMERICANO-PORCO-QUE-CAGA-NAS-RENOVAVEIS QUE EU TENHO!
ResponderEliminarlol