As Forças Armadas alemãs vão ser transformadas. A proposta é do Ministro da Defesa, Karl Theodor zu Guttenberg, que, contrariando o seu partido, procura diminuir o número de efectivos e eliminar a conscrição obrigatória, ao mesmo tempo que moderniza as Forças Armadas e as tenta tornar mais eficazes, profissionalizando-as.
Para muitos, para a Alemanha passar de potência económica a uma que pudesse desafiar outros grandes países, teria que reforçar o seu poderio militar – a força do poder material conjugada. Com uma reforma desta natureza, caso avance, afasta-se desse nível. Para mim, consolida-se como país europeu, que aposta na ajuda humanitária e na intervenção meramente necessária, no âmbito do “soft power” da União Europeia.
Ainda assim, este assunto continua muito polémico na sociedade alemã e promete originar várias discussões sobre este tema.
Partilho da tua opinião. Sejamos realistas, a junção poder militar + poder económico, quando mal gerida ou desproporcionada, nunca deu bom resultado.
ResponderEliminarEliminação de escravatura (conscrição) é sempre positivo.
ResponderEliminarSoft Power... LOL