segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Resultados na Suécia

Uma breve nota, apenas para comentar o facto de os conservadores terem perdido a maioria absoluta no Parlamento e, tal como se esperava, a extrema-direita conseguiu votos suficientes para garantir 20 deputados. Pelo menos, os dois maiores partidos tiveram o bom senso de recusar a formação de uma coligação com os Democratas da Suécia. A continuidade marcou a escolha dos eleitores, ainda que com uma ligeira penalização tanto para o partido do governo, como para o da oposição que foi incapaz de chegar ao poder.

2 comentários:

  1. A subida da extrema-direita, conseguindo superar o limite mínimo percentual, é alarmante, tal como na Holanda. Porém, não deixa de ser significativo realçar novamente o exemplo da Suécia no que toca à formação de coligações quando aqui em Portugal vivemos uma triste época política. Hábitos...

    ResponderEliminar
  2. Exactamente. Os dois partidos renunciaram à formação de um governo de maioria absoluta que resultaria dessa coligação. E assim evitaram um partido de extrema direita no governo. Dignidade!

    ResponderEliminar