domingo, 7 de fevereiro de 2010

China - que brilho? (V)

DEMOGRAFIA: Na China, têm surgido preocupações com os milhões de homens chineses que, daqui a alguns anos, não terão mulheres para casar. Esta notícia, que pode parecer quase um faits divers, é de extrema importância para as relações internacionais. Não podemos esquecer-nos que a China assenta muito da sua influência mundial em termos demográficos e esta revelação, lógica no seguimento das políticas adoptadas pelo país, traz uma reflexão necessária e mais crítica relativamente ao papel do Reino do Meio no futuro.

Os responsáveis políticos já anunciaram relaxar a política do filho único, mas poderão não ir a tempo, até porque são inúmeras as restrições que se mantêm. Política, estratégica e economicamente fundamental para qualquer país, especialmente para um da natureza da China, a população deveria ter mais atenção e, com medidas daquela natureza, uma sociedade envelhecida, com uma taxa de renovação muito diminuída, eminentemente masculina e sem capacidade reprodutiva não conseguirá, mais uma vez, guiar o mundo.

2 comentários:

  1. Sex shops na China especializadas em artigos para senhores parecem-me um investimento cujo fluxo actualizado de rendimentos representa um lucro supranormal.

    =P

    ResponderEliminar