sábado, 27 de março de 2010

Notícias do mundo

Três notícias estão a marcar a actualidade internacional:

1. Um navio sul-coreano que se afundou e que alguns ponderam a hipótese de ataca da Coreia do Norte. As autoridades têm afastado esse cenário, o que deixa todos bem mais descansados. O afundamento de um barco da Coreia do Sul em zona fronteiriça entre os dois países podia bem dar origem a um conflito armado...

2. Israel continua firme na sua decisão de construir colonatos em Jerusalém Ocidental, apesar do balde de água fria que foi a visita a Washington. Conta-se que Barack Obama deixou o Premier israelita sozinho na Casa Branca e que não jantou com ele. Parece um caso de espionagem bem ao modo da Guerra Fria: diz-se ainda que a comitiva israelita suspeitava que a linha telefónica que estava à sua disposição estava a ser alvo de escutas e acabou por comunicar com Israel a partir da Embaixada. Se é verdade ou não, ainda não se sabe ao certo. Mas o que quer que tenha acontecido não foi suficientemente grave para que Netanyahu tenha mudado a sua posição quanto aos colonatos - uma posição unilateral e completamente anti-pacífica, apesar de dizer-se com vontade de continuar as conversações de paz.

3. Foi declarada vitória no Iraque por um xiita laico, Allawi, apesar do derrotado não reconhecer a sua condição. A comissão eleitoral não deixou margem para erros e afirmou que Allawi tinha vencido o sufrágio, apesar de não ter sido o favorito durante a campanha. A situação alterou-se e agora uma grande questão permanece no ar: como conseguirá ele formar um governo e garantir a estabilidade necessária para a retirada de praticamente todas as tropas americanas até Agosto próximo?

2 comentários:

  1. André andas muito descurado das questões europeias... Nem falas da Grécia nem da sustentabilidade da moeda única, etc...

    Mudança de interesses?

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Tens toda a razão: "bloguisticamente" falando, ando muito afastado das questões europeias.. Talvez porque me preparo para um grande mergulho na União Europeia, noutros contextos......... ;) Prometo voltar a ela em breve..

    ResponderEliminar