domingo, 5 de junho de 2011

Terrorismo

A já longa luta contra os Taliban no Paquistão resultou em mais alguns mortos, entre os quais se encontrava o "possível sucessor de Bin Laden". Um mês depois do assassinato do querido líder deste grupo terrorista, a perda de um putativo líder terá certamente consequências fortes, pelo menos em termos psicológicos nesta guerra contra o terrorismo (encarnado na organização taliban) e será certamente mais um passo no sentido da derrota do grupo. No entanto, continuo a afirmar que o melhor para evitar o terrorismo é a proporcionar às pessoas uma vida com paz e a possibilidade da sua plena realização pessoal.

3 comentários:

  1. Andreuccio

    "o melhor para evitar o terrorismo é proporcionar às pessoas uma vida com paz e a possibilidade da sua plena realização pessoal."

    Ermmmm... está. Só queria que explicitasses o sujeito do "proporcionar", e o que entendes por "pela realização pessoal". Para muitos ser terrorista é isso mesmo. ;-)

    ResponderEliminar
  2. Dioguccio,

    Ora bem, proporcionar - quem? O estado! :)

    Relativamente à realização pessoal, pois isso estará incluído na teoria de Maslow: http://en.wikipedia.org/wiki/Maslow's_hierarchy_of_needs

    Satisfeito? ;)

    ResponderEliminar
  3. Não. Que estado? O deles? O nosso? Porquê? Com que legitimidade o estado eleito por um povo actua sobre outro? Problemático.

    A teoria de Maslow é a tentativa de naturalizar ou objectivar os arbitrários da nossa própria cultura. As necessidades são subjectivas e a sua hierarquia também. O sonho de qualquer colectivista é que de facto exista uma pirâmide de Maslow cognoscível. Mas é uma quimera. Portanto não me respondeste à objecção. =)

    ResponderEliminar