quarta-feira, 23 de novembro de 2011

A liderança

A capacidade liderança é uma característica muito apreciada em política e existem inúmeros estudos que tentam perceber o que justifica o carácter carismático e a empatia que certos líderes constróem em relação aos seus pares, cidadãos, etc. Erdogan seria, na minha opinião, um bom estudo de caso, pois, tal como comprovará o próximo número da revista Time, o Primeiro-Ministro turco, para além da sua atestada popularidade no país, é o líder mais admirado pelos Árabes. 

Apesar de, democraticamente, Erdogan não ser o líder ideal, nomeadamente no que toca a liberdade de expressão, a verdade é que os cidadãos árabes consideram-no como o ideal mesmo para governar os seus países. 

Para mim, e apesar do discutível valor que esta sondagem possa eventualmente ter, um líder como Erdogan numa Turquia dentro da União Europeia, juntamente com outros factores, faria desta organização um actor influente e, quem sabe, respeitado na sua vizinhança do Médio Oriente. Um ponto extra na inconsistente política externa europeia.

Sem comentários:

Enviar um comentário