domingo, 26 de setembro de 2010

O fim da luta entre dois irmãos

A vitória dos conservadores nas últimas eleições no Reino Unido foi por um triz – pela primeira vez desde 1997 e só com o apoio dos lib-dem, conseguiram formar governo. Naturalmente, vários motivos estiveram na origem dessa mudança no executivo inglês, tais como a crise, o envolvimento na Guerra do Iraque e a impopularidade de Gordon Brown, não tão mediático e querido pelos ingleses como Blair, o senhor da “Terceira Via”.

Blair nunca quis Brown como seu sucessor – esta polémica recente em terras de Sua Majestade fez já correr rios de tinta; os trabalhistas estavam divididos e foi também por isso que o partido fraquejou no último sufrágio. No entanto, surge agora renovado com uma surpresa. Ed Miliband, antigo Ministro do Ambiente, e irmão do ex-Ministro dos Negócios Estrangeiros, o que se pensava ser o preferido para o lugar, foi eleito líder deste partido britânico por uma margem mínima (cerca de 1%).

Saindo da sombra de David, Ed Miliband, de 40 anos, liderará assim a oposição a Cameron. Conhecido pelas suas capacidades de mediador, contou com um apoio massivo dos sindicatos e prometeu recuperar o apoio das bases. Seguiremos a forma como criará essa oposição e se poderá contar com o apoio do irmão derrotado nesta quarta volta.

Sem comentários:

Enviar um comentário