sexta-feira, 7 de maio de 2010

A Aspirina para a Rainha


No momento em que escrevo este post (10h30), esta é a situação com a qual os britânicos acordaram:
            
             Tories - 291 MPs
             Labour - 245 MPs
             Lib-Dem - 51 MPs

(Os resultados podem ser actualizados a cada minuto nesta transmissão em directo da BBC)

Duas opiniões estavam nessa transmissão da BBC: uma que defendia que Gordon Brown deveria juntar-se a Clegg e acordar num programa que junte os dois partidos e lhes dê, numa coligação, a maioria absoluta que ainda é possível alcançarem, de forma a que Brown (ou ainda outro trabalhista, como o actual MNE, Miliband) assuma a liderança do governo inglês.

Uma outra corrente está a propor a demissão, com graça, do actual Primeiro-Ministro, para que, interesseiramente, Cameron ocupe o seu lugar e acabe por não conseguir governar com uma minoria que obrigaria a constantes conversações com os Lib-Dem ou os Labour ou ainda à realização de novas eleições das quais, eventualmente, os Trabalhistas sairiam vencedores.

Naturalmente, esta segunda opção parece-me mais rebuscada e menos lógica. Contudo, não podemos ignorar este ou ainda um terceiro cenário, no qual Cameron e Clegg formariam uma coligação e governariam com a maioria absoluta que dá aos ingleses a sempre tão desejada estabilidade política. Ainda assim, uma coligação do centro com a direita parece-me menos provável do que com a esquerda, atendendo às diferenças entre ambos, nomeadamente nas políticas económicas.

Por enquanto, a Rainha deve ter que tomar uma Aspirina: juntando sugestões dos seus conselheiros, aguarda pela decisão final que tem que ser tomada pelos políticos...

6 comentários:

  1. Andreuccio ainda tens esperança!...... Oh well Mais Labour? Andreuccio esta crise não te chegou para perceber os limites do sistema político que advogas?

    Eu estou desiludido com os resultados.... Mas o Cameron não me vai desiludir....

    ResponderEliminar
  2. Lol! Eu já te disse que não me importo nada que o Labour saia do poder. Até seria interessante, como te disse. Só estava a apresentar as várias hipóteses que os comentadores adiantaram.. :) Pessoalmente, penso que Cameron vai formar governo, coligando-se com Cleg.. Isso seria não desiludir-te?

    ResponderEliminar
  3. Eu não gosto particularmente do Cameron. Só gosto mais dele do que do Brown...... Não me desiludir aqui é muito pouco exigente: basta ele formar governo e cortar na despesa pública!

    Agora se o Labour formar governo com os LibDem é doentio. É o cúmulo da imoralidade, do nojo, da badalhoquice, do oportunismo, da incoerência, etc. Portanto, e tendo em conta as ideologias políticas de Brown, é muito possível........

    ResponderEliminar
  4. Pois sinceramente também me parece muito possível essa hipótese.. É que Cameron vai ter a possibilidade de escolher primeiro e não me parece que se arrisque a não formar uma coligação, sob o risco de vê-la formada entre os Labour e os Lib-dem, perdendo pau e bola... É que Clegg já disse que está disponível. E mais do que os dois grandes partidos, ele é o mais certo de estar no governo, ironicamente.. É a vantagem de estar no meio. Com um, negocia umas coisas, com o outro, outras e assim assegura o seu novo poiso...

    ResponderEliminar
  5. Se por acaso o Labour continuar no poder depois dos resultados das eleições de quinta-feira, só me lembro de uma expressão: fraude política. É o que dá apostar na tradição e em sistemas eleitorais ultrapassados. O Labour só não foi mais castigado por causa do voto útil e da fragilidade de Cameron - como é que é possível que a criatura ao fim de tantos anos a preparar a eleição, com a fragilidade todo do Labour, não consiga um resultado melhor?!

    ResponderEliminar
  6. Realmente seria caso de fraude, mas pelo menos hoje Brown foi para o n.º 10.. Cameron e Clegg têm a faca e o queijo na mão, mas uma coligação parece-me muito difícil num país sem essa tradição. Agora que efectivamente os resultados me surpreenderam, é verdade. Cameron tinha todas as condições para um resultado ainda melhor, assim como Clegg foi prejudicado pelo sistema eleitoral - por isso quer tanto mudá-lo...

    ResponderEliminar