sexta-feira, 7 de maio de 2010

Eleições no Reino Unido II

Para finalizar este dia de resultados eleitorais no Reino Unido, deixo a breve nota sobre o ponto da situação actual. Tal como previsto, Cameron, que venceu as eleições sem uma maioria que lhe garanta estabilidade na governação, quer fazer uma "proposta global e aberta" ao terceiro partido mais votado ontem, o liberal-democrata liderado por Clegg.

Significa que o dirigente dos conservadores prefere um acordo mais estável e a concessão de algumas medidas aos seus eventuais parceiros a ter que desenvolver uma política de constantes conversações com os diferentes partidos - à semelhança do que se passa actualmente em Portugal.

As atenções voltam-se agora para as negociações entre os dois partidos. Em que aspectos cederá um e outro? Conseguirão efectivamente uma governação estável. Eu penso que ela é possível agora com a junção dos dois partidos. As políticas e decisões é que deixarão de ser assim tão lineares e expectáveis, uma vez que estarão ambos no governo. A antiga coligação de Merkel e Steinmeier funcionou relativamente bem para efeitos de governação e a actual com Westerwelle parece ir pelo mesmo caminho. A não perder de vista!

2 comentários: