quinta-feira, 6 de maio de 2010

Dor de cabeça para Sua Majestade

É dia de eleições no Reino Unido. Vários são os cenários apontados pelos analistas e politólogos sobre o resultado desta ida às urnas: maioria para os tories e automática formação de governo, coligação com os lib-dem, lib-dem coligados com os trabalhistas,... Enfim, uma corrida eleitoral que está a prometer luta até ao último segundo das contagens.

Com as implicações internas e externas que cada uma dessas situações possa vir a ter, alguns dados podem ser já tidos como adquiridos: os trabalhistas muito provavelmente pensarão na escolha de um novo líder. Não necessariamente logo após os resultados, mas é certo que Brown não se candidatará mais a Primeiro-Ministro. Isso implicará uma reforma do próprio partido. E será que os Trabalhistas continuarão com a linha da Terceira Via, promovida por Tony Blair e Anthony Giddens? Que modificações serão levadas a cabo e em que sentido? 

Os destinos do Reino Unido vão sentir uma mudança. Mas será ela assim tão visível? Mudarão de facto as políticas? Algumas, sim. Nomeadamente as relações com os Estados Unidos sairão reforçadas destas novas eleições, atendendo à tradição do partido de Cameron. O Afeganistão continuará em força, talvez um maior investimento na defesa e um afastamento de Bruxelas.

O BNP reza (literalmente) para conseguir um assento no Parlamento. Tenta conquistar o lugar através da depauperada e marginalizada cidade de Barking, terreno fértil para fenómenos deste género.

Ficarei atento durante o dia de hoje e amanhã às evoluções que os media nos vão trazendo em tempo real. E aguardamos os resultados com expectativa. Darão os eleitores uma dor de cabeça à sua Rainha?

4 comentários:

  1. Tens algum site bom para acompanhar, Andreuccio?

    ResponderEliminar
  2. Não procurei muito bem ainda porque é cedo, mas penso que este primeiro vai ajudar...

    http://www.guardian.co.uk/politics/interactive/2010/apr/05/general-election-map-swingometer

    http://www.guardian.co.uk/politics/interactive/2010/apr/06/general-election-2010-polling (este está muito giro com as previsões!)

    http://www.telegraph.co.uk/news/election-2010/7511352/Poll-Tracker-UK-General-Election-2010-Opinion-Poll-Tracker.html

    ResponderEliminar
  3. Allez Cameron allez.... Nós somos a tua glória... ou lá como é que eu não sou fan de futebol.

    Já te estão a doer os cotovelos oh Labourita?

    ResponderEliminar
  4. Pois, com o futebol não posso ser grande auxílio..

    Dores? Onde? Não estou a sentir nada... =P

    Eu não estou preocupado com os resultados, caríssimo. Além de gostar de mudança, a saída do poder dos trabalhistas vai permitir-me fazer comparações entre as políticas externas dos dos partidos! Conhecimento acima de tudo! ;)

    ResponderEliminar