sexta-feira, 18 de junho de 2010

Saramago

Das figuras mais controversas do panorama cultural português, José Saramago era amado e odiado. Com posições muito controversas sobre a religião, a política e a vida em geral, muitos não gostavam da sua personalidade; outros, admiravam a sua capacidade e genialidade na escrita. Era ainda criticado por se ter deslocado para Lanzarote, aquela inóspita ilha no Atlântico, mas poucos saberão dos motivos que o levaram a fazê-lo. Prémio Nobel em 1998, o primeiro português na literatura, Saramago conhecia Fidel e nunca deixou de ter uma voz activa na sociedade portuguesa. Mas o seu génio ultrapassou fronteiras e dois artigos foram hoje escritos no NYT e vários em outros jornais por todo o mundo, desde os espanhóis, franceses, ingleses,...

Saramago morreu. Usando um lugar comum que muito se ouvirá nos próximos dias, a sua memória perpetuar-se-á pela sua obra e pelo seu pensamento crítico e inquieto que me deslumbrava. Sim, eu pertenço ao segundo grupo e adorei cada um dos seus livros que li. À semelhança do que fez o Pedro Fragoso no seu blogue, celebro a vida deste escritor com a imagem dos dois que mais me tocaram. E, tal como ele, digo: Obrigado.




6 comentários:

  1. Desses só li o segundo. Já leste o sobre a Lucidez? É uma abominação. Recomendas a leitura do primeiro? Ou "amas-mas-não-recomendas,-lês-tu-se-quiseres,-eu-não-vou-recomendar-proactivamente"? É que há livros assim....


    Que descanse em paz. Ainda devia ter vivido mais uns 10...... Enfim.


    (Vê lá se não te processam por dizeres que Lanzarote é inóspito....)

    ResponderEliminar
  2. Não, ainda não li o da Lucidez, mas queria muito. Esse e o do Elefante.

    Humm... Acho que é mais "amei-e-acho-que-também podes amá-lo,-mas-recomendo-com-algumas-reticências". Consegues imaginar um mundo onde a morte desapareceu?

    ResponderEliminar
  3. Consigo. Posso ser arrogante? Do que já li do Saramago, duvido que ele consiga.

    ResponderEliminar
  4. Não li o primeiro, o segundo é genial. Estou a ler o da lucidez mas fui apanhado a meio pela morte dele. Tens que ler a viagem do elefante, um "conto" - como Saramago lhe chamou - fantástico. ;)

    (Lanzarote tem a sua beleza, André. E o amor pode ter sido uma das razões...)

    ResponderEliminar
  5. O primeiro é muito bom.. O Ensaio sobre a Cegueira é simplesmente o Ensaio Sobre a Cegueira: maravilhoso. Estás a gostar do da Lucidez, então? Esse e o do Elefante seriam as minhas próximas aquisições, que agora saíram reforçadas! :)

    Sim, sim. Eu gostei muito de Lanzarote.. :) Só disse que era inóspita porque não tem fontes de água doce, a areia é preta, a paisagem árida e estilizada..

    ResponderEliminar