quinta-feira, 8 de abril de 2010

Agora Chipre...

A adesão da Turquia à União Europeia é, claramente, um teste à paciência e flexibilidade turcas. Há décadas esperando a completa integração no espaço europeu, Ankara tem permanecido na corrida. Mais recentemente, a UE tem apontado o dedo a algumas situações que a Erdogan tem que ser capaz de resolver: a instabilidade política e as ameaças de golpe de estado, a influência militar, etc (relativamente fácil), as relações com a Arménia (difícil) e a questão cipriota (muito difícil).

Três situações que têm estado na baila do discurso europeu ao candidato de há anos. Parece-me haver boa vontade política. Mas até que ponto aguentará esta política do "carrot and stick"?

Porque se quem espera sempre alcança, quem espera também pode desesperar... Para que lado desta moeda fornecida pela sabedoria popular penderá a Turquia? Bem, essa é uma das questões que me vai ocupar nos próximos meses de investigação e, por isso, por enquanto, não tenho a resposta. Talvez possa adiantar algumas ideias nas próximas semanas, a correr bem...

2 comentários:

  1. Tás o máximo!!! "Os próximos meses de investigação"... Lembraste do básico quando o "tempo de investigação" era uma tarde sentado no computador a ver sites brasileiros? =P

    ResponderEliminar
  2. Ossos do ofício! Sim, lembro-me... Meu Deus! Que nostalgia... Prefiro a metodologia de agora aos sites brasileiros, mas mesmo assim há sempre aquele sentimento de saudade.
    É, nos próximos meses vou estar a fazer investigação sobre a UE, a Turquia e a transição democrática para o trabalho final de curso. :)

    ResponderEliminar