quinta-feira, 22 de abril de 2010

The Third Wheel



As eleições no Reino Unido aproximam-se a passos largos. E, desde o primeiro debate televisivo entre os três candidatos a Primeiros-Ministros do governo da Rainha Elizabeth II, entrou um novo dado para as campanhas de Cameron e Brown – o centrista Clegg. Os conservadores ingleses admitiram ter mudado a sua estratégia desde que ficaram a saber que os liberais democratas poderão fazer a diferença no sufrágio: de uma campanha anti-Brown, passaram a ter que defender mais o seu programa e dividir os ataques entre o governo no poder actualmente e a nova ameaça.

Apostas fazem-se já com força para os resultados das legislativas: conseguirão os ‘tories’ derrotar Brown e Clegg? Conseguirá Clegg derrotar sozinho os dois titãs da política tradicionalmente bipartidária britânica? Sairá Brown vencedor sozinho das eleições? Ou contará com a ajuda de Clegg e formarão ambos um governo de coligação?

Umas hipóteses são mais prováveis do que outras, mas ainda está tudo por decidir. A competição tornou-se mais feroz, o que não significa, de todo, uma perda de qualidade nestas semanas de campanha. Naturalmente, os assuntos mais em destaque são os de natureza interna ou doméstica, mas a guerra do Iraque e do Afeganistão poderão ser, no âmbito da sempre pouco usada eleitoralmente política externa, bons trunfos para a oposição.

2 comentários:

  1. Ermmmm Labour não vai ganhar Andreuccio... Podes tirar o cavalinho da chuva e ir afagar as tuas mágoas com um pastelzinho de belém. Sim! Porque tu és Labour à força toda.... Até dói! Mas és um Labour no armário.... =P

    ResponderEliminar
  2. Ha Ha Ha Ha! Fizeste-me mesmo rir agora!!

    Ora bem, eu pus todas as hipóteses em cima da mesa; não quer dizer que acredite em todas, certo? E, de facto, nessa não acredito.

    Um Labour no armário??! Ah, ah! Gostei! Não estou no armário já.. Alguém me descobriu! Ooops! Loool! Sou um Labour de Tony Blair. Não simpatizo muito com o Brown, mas pronto.. Um Labour à força toda e no armário! Adorei! E ainda continuo a rir-me, Diogo! Não é bem à força toda.. Vou tendo as minhas dúvidas.. :P

    Um abraço! Comentário brilhante! :D

    ResponderEliminar