sábado, 10 de abril de 2010

Presidente Lech Kaczynski


Apanhando todos de surpresa esta manhã, a morte do Presidente da Polónia, da sua mulher e de várias outras individualidades polacas que se dirigiam para celebrações na Rússia, aconteceu na sequência da queda do avião presidencial onde toda a comitiva viajava, já perto do destino.

À morte do Presidente da República, o Presidente do Parlamento polaco ocupará o seu lugar. Certamente que várias teorias sobre este incidente começarão a brotar, mas o importante a esclarecer a verdade e restaurar a estabilidade política que eventualmente se perca durante os próximos dias.

3 comentários:

  1. Qual o impacto que achas que vai ter na política externa polaca? Este senhor não é aquele do contra? Ou já estou 15000 anos atrasado?

    ResponderEliminar
  2. Ah ah ah! Não, não estás... Ora bem, não sei se estás a confundi-lo com o checo que não queria assinar o Tratado de Lisboa nem à bala! Mas também houve umas confusões na altura da ratificação por desentendimento entre os dois irmãos polacos: o líder do partido da oposição e o Presidente..

    Em termos de consequência para a política externa, várias questões podem ser levantadas: não estou certo dos procedimentos que se seguirão em termos de substituição do Presidente, se se convocarão eleições antecipadas ou se será substituído por alguém do partido, por exemplo. Mas suspeito que haverá uma continuidade na política externa, assim como na doméstica, uma vez que o novo Presidente não deverá andar muito longe da linha de Lech Kaczynski - acredito que haverá continuidade.

    Este Presidente, pelo que li hoje, porque não o acompanhava particularmente, é criticado por não ter uma política energética bem definida e procurou uma aproximação das ligações da Polónia aos EUA e à UE, o que depreende um afastamento da Rússia.

    Agora, tudo vai depender de quem vier a ocupar o lugar, apesar da Polónia ser uma República parlamentarista e a política externa não ser assim tão influenciada pelo Presidente... Repara que há uns tempos a Polónia reconheceu o Kosovo e o Presidente afirmou que não concordava com esse reconhecimento, mas acabou por ser impotente no resultado dessa política externa...

    ResponderEliminar
  3. Aqui estão algumas notícias sobre o senhor...

    http://www.publico.pt/Mundo/lech-kaczynski-uma-figura-controversa_1431582

    http://www.nytimes.com/2010/04/11/world/europe/11kaczynski.html?partner=rss&emc=rss

    ResponderEliminar