A autora deste blogue falava deste assunto da demissão do Ministro da Defesa alemão como a “Queda de um anjo”. E é de facto disso que se trata: da queda de um dos mais populares ministros alemães.
O Ministro, apesar de não ter sido nomeado pelo seu grau académico, acabou por demitir-se no seguimento da acusação de plágio de parte da sua tese de doutoramento. Bem, na realidade, e segundo um relatório construído por inúmeros voluntários que percorreram a pente fino todo o documento que pode encontrar-se aqui, não foi uma partezinha da tese, mas uma coisa considerável.
Ninguém é imaculado e deslizes quem os não cometeu? Mas as várias desculpas dadas pelo ex-Ministro e toda a situação de precedente que se geraria em volta da sua manutenção do cargo são suficientes para eu apoiar, por mais brilhante que tenha sido Guttenberg, a demissão.
Estou, como sabem, a fazer o doutoramento; a redigir a minha tese. E é claro que tento, ao máximo, aplicar na prática a humildade académica e intelectual que tanto advogo. Espero que, mesmo depois de alguém se lembrar de me fazer tal revisão, não tenham que dizer e que eu respeite sempre as ideias que não forem minhas como tal. Mas, onde poderemos nós parar com tanta transparência que o mundo da Internet nos fornece? Não ficaremos, com essa mesma transparência, mais vulneráveis a certos perigos?
Guttenberg não foi o único visado: a campanha abrange mais gente.
(O filho de Khadafi anda na mira. Também, com um pai como o dele e um título de tese como aquele só dava para levantar suspeitas…)