quinta-feira, 31 de março de 2011

A demissão

A autora deste blogue falava deste assunto da demissão do Ministro da Defesa alemão como a “Queda de um anjo”. E é de facto disso que se trata: da queda de um dos mais populares ministros alemães.

O Ministro, apesar de não ter sido nomeado pelo seu grau académico, acabou por demitir-se no seguimento da acusação de plágio de parte da sua tese de doutoramento. Bem, na realidade, e segundo um relatório construído por inúmeros voluntários que percorreram a pente fino todo o documento que pode encontrar-se aqui, não foi uma partezinha da tese, mas uma coisa considerável.

Ninguém é imaculado e deslizes quem os não cometeu? Mas as várias desculpas dadas pelo ex-Ministro e toda a situação de precedente que se geraria em volta da sua manutenção do cargo são suficientes para eu apoiar, por mais brilhante que tenha sido Guttenberg, a demissão.

Estou, como sabem, a fazer o doutoramento; a redigir a minha tese. E é claro que tento, ao máximo, aplicar na prática a humildade académica e intelectual que tanto advogo. Espero que, mesmo depois de alguém se lembrar de me fazer tal revisão, não tenham que dizer e que eu respeite sempre as ideias que não forem minhas como tal. Mas, onde poderemos nós parar com tanta transparência que o mundo da Internet nos fornece? Não ficaremos, com essa mesma transparência, mais vulneráveis a certos perigos?

Guttenberg não foi o único visado: a campanha abrange mais gente.

(O filho de Khadafi anda na mira. Também, com um pai como o dele e um título de tese como aquele só dava para levantar suspeitas…)

2 comentários:

  1. Parece-me que agora é moda o plágio, até por cá (o célebre caso na Universidade do Minho). A única pergunta que me ocorre é: mas esta gente não tem amor ao dinheiro? Até parece que os doutoramentos são baratos *cof*. No entanto, e apesar de nunca ter redigido nenhuma tese (ainda), concordo que com a Internet é mais complicado saber onde começa o teu trabalho e acaba o dos outros. Mas de qualquer forma, parece-me uma enorme desonestidade intelectual para com aqueles que realmente se esforçam por produzir conhecimento original e válido comprar doutoramentos nas mais prestigiadas universidades (acho que dá para perceber o quanto a LSE desceu na minha consideração graças à tese de Khadafi Jr.)

    ResponderEliminar
  2. Tens razão no que dizes, Carla. Mas, para mim, mais do que o plágio estar na moda, o que acontece actualmente é o acesso a meios que facilitam enormemente a verificação, a divulgação, a transparência. Ninguém se dava ao trabalho, há vinte anos, de pegar numa tese e ir verificar ponto por ponto se havia ali algumas áreas mais cinzentas, pois isso implicava percorrer as bibliotecas todos à procura dos textos originais. Actualmente, com a internet, essa verificação é facílima - com as vantagens e desvantagens que isso acarreta, obviamente..

    ResponderEliminar