domingo, 13 de março de 2011

Wikileaks IV

Já há muito tempo que não falava dos Wikileaks. Aliás, há bastante tempo que não se ouve falar dos Wikileaks. Já não terão a atenção do grande público? Ou, como sugere o seu logótipo, estão à espera para lançar mais uns quantos escândalos daqui a algumas semanas quando toda a gente já os tiver esquecido?

De qualquer forma, aqui ficam algumas das revelações Wikileaks (não necessariamente recentes, mas ainda assim interessantes):


          A mais recente (e bastante cómica) é reveladora da imagem que os EUA têm de Portugal – uma 
          imagem bastante realista, eu diria.

Os americanos mais uma vez atentos aos portugueses e à sua falta de chá na gestão de empresas e instituições.

A espionagem de altas personalidades da vida internacional parece uma cena saída de um filme hollywoodesco e revela aquilo que se suspeitava apenas que acontecesse. Faz parte do Job dos diplomatas, pelos vistos.

A revelação de muitos países árabes do medo que tinham do programa nuclear iraniano e o pedido de ajuda aos Estados Unidos para o pararem. Pelo contrário, Israel avisava que não era preciso muito para atacar o vizinho por causa desse mesmo programa de forma a evitar males maiores. Ahmadinejad deve ter-se sentido importante nesse dia; os árabes, envergonhados.

Esta não era, certamente, uma novidade para os diplomatas de todo o mundo. Nem para qualquer pessoa que tivesse um bocadinho de mais atenção. Era bastante provável que estes dois países tivessem um relacionamento próprio. Daí até se confirmar que essa proximidade também acontecia em termos de armamento foi só um passo. E pequeno.

(Não adoram a imagem? Retirei-a daqui.)

2 comentários:

  1. A ligação Irão-Coreia do Norte não é de todo desconhecida nem descabida mas assusta-me um pouco pensar nessa hipótese. Quanto aos nossos "brinquedinhos" não imaginas o que me fartei de rir quando essa notícia veio a público (agora que penso nisso, o Dr. Paulo Portas não teve ter achado muita piada ;))

    ResponderEliminar
  2. A dos brinquedinhos é o máximo! O Portas reamente não deve ter-se rido tanto como tu, não... Ahahah! Nem o Severiano Teixeira!

    ResponderEliminar