domingo, 7 de novembro de 2010

Energia

Talvez mais rápido do que se pensa será possível substituir gradualmente os carros actuais pelos eléctricos. Mesmo apesar da força do lobby do petróleo. Seria uma grande revolução. Uma enorme revolução, eu diria. E gostava de estar cá para ver. Seria fantástica a forma automática e rapidíssima com que se alterariam equilíbrios regionais, estratégias, relações comerciais, alianças e hostilidades. 

A Alemanha conseguiu aplicar a uma Audi de 4 portas um sistema eléctrico com uma autonomia que lhe permitiu fazer a viagem de 7 horas entre Berlim e Munique sem carregar baterias. A BMW e a Volkswagen pretendem ter veículos eléctricos já para 2013 e o governo alemão quer até 2020 um milhão de carros desta natureza nas suas estradas. Não podemos esquecer-nos que os japoneses começarão a comerciá-los na Europa no próximo ano e que estão na vanguarda desta tecnologia, que mostra, como sempre defendo, que o interessa político e económico é motriz numa mudança como esta.

2 comentários:

  1. lol

    Em Janeiro já vais ter o primeiro 100% eléctrico à venda. É honda acho eu. O que queres dizer com "gostava de estar cá para ver"?

    O interesse económico é sempre a motriz... Heil Marx.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Gostava de estar cá para ver o impacto da substituição do petróleo pelas energias renováveis/limpas. Não me parece que se alterem tão profundamente as estruturas a esse ponto nas próximas décadas..

    abraço!

    ResponderEliminar