segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Irão

No outro dia, quando vagueava pelo meu próprio blogue, reparei que, estatisticamente, a etiqueta "Irão" foi das mais usadas aqui, apenas depois de "eleições" e "União Europeia". Mais do que democracia, do que Afeganistão ou mesmo Turquia. Espantei-me. Mas em honra a essa informação estatística, deixo aqui duas breves notas relativas a este país.

A primeira prende-se com a perda de um pequeno aliado, a Gâmbia. Este país, sem mais explicações, cortou todas as relações com o Irão - diplomáticas, económicas, institucionais, etc. Os representantes iranianos tiveram dois dias para abandonar o país. As razões desta mudança brusca na posição da Gâmbia, que até apoiava Ahmadinejad na sua luta pelo direito ao nuclear, não são conhecidas. Mas, como lembra a notícia do Público, já em tempos o Presidente deste pequeno país africano mudou repentinamente o nome de uma Avenida que tinha ele próprio baptizado de Khadafi para o anterior.

A segunda notícia também é negativa para o Presidente iraniano: segundo este artigo do Público, o Parlamento iraniano está a debater a impugnação de Ahmadinejad. Essa discussão foi proibida pelo Supremo Líder, mas mesmo assim há deputados que estão a lutar para que ela regresse àquela instituição. Não contava, sinceramente, com uma oposição do Parlamento tão visível; as desavenças são conhecidas, mas algo tão claro e "descarado" não era, para mim, previsível, ainda para mais com a oposição do ayatollah Ali Khamenei.

"Segundo revelou o diário "The Wall Street Journal " na sua edição de ontem, as acusações incluem a importação ilegal de gasolina e de petróleo e o levantamento 590 milhões de dólares do fundo de reserva do país no estrangeiro sem a aprovação do Parlamento. Cerca de 40 deputados, incluindo Mousa Reza Servati, chefe do comité de orçamento do Parlamento, já assinaram a moção."

2 comentários:

  1. http://blogs.telegraph.co.uk/news/janetdaley/100066110/wikileaks-us-resisted-calls-to-attack-iran-so-who-is-the-warmonger/

    Destes leaks ninguém quer saber.......

    ResponderEliminar
  2. Sobre os Wikileaks, em breve, quando o meu semi-avariado PC permitir, publicarei alguns posts. E terei em consideração esse que me sugeriste! E pelo qual também me interesso bastante. Thanks!

    ResponderEliminar