sábado, 27 de novembro de 2010

O meu país...

Não sou nacionalista, não me emociono com o hino ou com a bandeira. Não me identifico com Portugal, até. Mas hoje não pude deixar de transcrever alguns excertos de uma entrevista que o Público fez a Simon Svergaard, presidente do Reputation Institute, cujo relatório colocou Portugal em 19.º lugar (numa lista de 39 países) que tem em consideração a reputação do país. Será isto causado pelo nosso "medo de existir"? Falhamos na comunicação?

"Quando se vive num país, tende-se a ser mais positivo para com esse país. Em Portugal, isso não acontece. Quanto à percepção por parte dos países do G8, Portugal é um país muito bonito e com um estilo de vida apelativo. Em contrapartida, tem pontuações mais baixas ao nível do avanço económico, por ser um país que não se identifica com nenhuma grande marca e por ser visto como pouco desenvolvido no campo da tecnologia, quando, na realidade, é bastante desenvolvido.

Isso quer dizer que esses avanços não são suficientemente visíveis?
Sim. Portugal tem uma rede de infra-estruturas viárias que é das melhores da Europa, tem uma rede de comunicação moderna, um sistema bancário em que todos os ATM estão interconectados. Há países considerados muito desenvolvidos, como os da Escandinávia, que não têm estes avanços. O problema é: será que o resto do mundo sabe desta faceta? Portugal tem capacidade para se posicionar como um dos países líderes da Europa no campo da tecnologia, mas, para isso, tem de começar a comunicar o que faz.

Mas acha que Portugal está já a perder reputação?
Não. Mas acho que o Governo português está a esconder-se da tempestade, à espera que esta desapareça. Se o Governo quer melhorar e aumentar reputação, tem de assumir responsabilidade de prestar atenção ao que se diz sobre o país lá fora e desempenhar um papel mais activo na comunidade global. Portugal acaba de ser nomeado para o Conselho de Segurança das Nações Unidas, tem Durão Barroso à frente da Comissão Europeia, tem de saber aproveitar-se disso para aumentar a sua presença a nível internacional."

Podem fazer a leitura na íntegra aqui. 

[A segunda imagem é uma homenagem à Sara que fez parte desta bandeira.. ;)]

8 comentários:

  1. Muito obrigada pela homenagem!Até fiquei comovida...hihi. (foi preciso pores esta imagem para eu escrever no blogue. Agora só escrevo quando puseres uma foto minha... estou a brincar!!)

    Bjinho grande!

    ******LUA******

    ResponderEliminar
  2. Também não me identifico muito com Portugal, no sentido em que quem (como tu, eu e muitos) não quer ser cientista ou médico está desgraçado. Já pensei em pedir asilo político no Reino Unido o mais brevemente possível ;) De qualquer maneira, não deixa de ser lamentável a falta de atenção que o país tem para com os seus investigadores dentro de portas, por assim dizer.

    ResponderEliminar
  3. Asilo político soa-me bem! Hehe! É uma vida complicada essa... Muuuuuito complicada....

    ResponderEliminar
  4. E tão portuguesa esta preoupacao com a reputação....


    Dreuccio, gostava de saber tua opinião sobre a wikileaks

    ResponderEliminar
  5. As percepções são muito importantes para a interpretação de escolhas e comportamentos.. :P

    Wikileaks? André informalmente falando: estou morto que libertem os documentos que mal posso esperar por dar uma vista de olhos! Para a Clinton telefonar aos aliados a avançar com o que vai sair nem quero imaginar! É claro que é disto que a diplomacia vive.. Estes enredos, este secretismo... Como "internacionalista", isto pode ter custos relevantes para as relações dos EUA com determinados parceiros, nomeadamente a França, a Alemanha ou a Turquia. São fugas de informação que supostamente não deveriam existir e muito menos serem publicadas. Toca pontos nevrálgicos da diplomacia americana e pode comprometer relacionamentos, operações, estratégias. Penso que deveria ser evitado uma exposição tão grande. Porque todos sabemos que estas "novelas" existem e que o Obama deve dizer mal do Putin e de Erdogan e vice-versa; mas há uma certa hipocrisia necessária ao bom funcionamento do sistema que tem que ser mantida, sob o risco de se transformar rapidamente numa selva! E tu? O que pensas tu, Dioguccio?

    ResponderEliminar
  6. Acho óptimo. Delicioso. Eu não aceito essa hipocrisia porque é uma abstracção desnecessária. Quanto mais erodido o edifício da repressão melhor.

    =D

    ResponderEliminar
  7. Ah ah! Eu sabia que ias gostar! :P Eu gostei foi da tua metáfora do edifício da repressão!

    ResponderEliminar