segunda-feira, 26 de outubro de 2009

TPI = Temos Pena da Ineficiência?

A comunidade internacional aguardava com expectativa o julgamento de Karadzic, antigo líder dos sérvios na Bósnia, acusado de crimes de guerra e contra a humanidade, naquele que foi o conflito mais sangrento depois da II Guerra Munidal, como noticia o Público de hoje.

O problema é que o senhor boicotou o julgamento e o TPI ficou sem saber o que fazer. São estas situações que descredibilizam junto das populações instituições internacionais como este Tribunal - principalmente os sobreviventes bósnios que aguardam justiça há 15 anos. É que além disso, pela complexidade do problema, está previsto que termine apenas em 2012.


O sr. Karadzic é o responsável pela sua própria defesa, o que é uma das causas destes atrasos. Na minha opinião, se as organizações internacionais pretendem ser elos de ligação entre as elites políticas que comandam os destinos do mundo e as as populações, têm que mostrar que realmente existem para isso e que funcionam quando se trata de defender aqueles que são as bases de todo o sistema, a razão pela qual existem. As intenções do TPI são as melhores, os seus resultados nem sempre. Será que a sigla passou a significar "Temos Pena da Ineficiência"?

Assim é difícil unir o mundo numa cidadania global.

1 comentário:

  1. Será que as elites políticas comandam os destinos do mundo?

    Abraço

    ResponderEliminar