sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

“Falta de visão”

Foi esta a expressão usada pela Turquia – mais precisamente pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, em Janeiro – para qualificar a posição da UE face à sua adesão. O bloqueio das conversações de adesão e os vistos que a União está a permitir aos países dos Balcãs (por várias vezes negados aos cidadãos turcos) foram o motivo desta avaliação turca da cada vez mais clara falta de empenho e vontade no processo.

Até aqui, nada de novo. Mas reparem no parágrafo final da notícia do EUobserver (http://euobserver.com/15/31640) e o quão contraditórios os diplomatas são:

“Some EU diplomats and Israel are concerned that Turkey is too close to Tehran and that Turkish PM Recep Tayyip Erdogan harbours ambitions to become leader of an Muslim league in a drift away from old Western allies.

Recusam sistematicamente a aproximação da Turquia ao lado ocidental e depois dizem-se preocupados porque os turcos parecem estar a aproximar-se do lado oriental e muçulmano? Alguém aqui não percebe muito de lógica…

4 comentários:

  1. Isso parece-me lógica de La Palisse. Se os rejeitam sistematicamente parece-me lógico (o que não quer dizer que concorde) que os turcos procurem outros aliados estratégicos. Mas isto digo eu do alto da minha ignorância...

    ResponderEliminar
  2. Pois, a mim também me parece lógico, mas vamos nós entender...

    ResponderEliminar
  3. Pois.... Mas André, não estamos em tempos de alargamentos. Precisamos de calma. Com estados-membros falidos a prioridade deve ser interna. Não?

    Assim a lógica está explicada.

    ResponderEliminar
  4. Sim, claro que isto não é a altura certa para isso - não o ponho em causa. Ainda assim, a lógica continua por explicar:

    Então não conseguem absorver o país (compreensivelmente) e ficam aborrecidos por ele se virar para outra frente de política externa por se sentirem ultrapassados e injustiçados e etc?

    O problema está no discurso incoerente. Pelo menos que o assumam!

    ResponderEliminar