segunda-feira, 30 de novembro de 2009

As torres da discórdia

Não concordo com a posição dos suíços face aos minaretes; não concordo com a consulta popular para um assunto como esse. Acho escandaloso e de uma intolerância atroz. Só veio confirmar as minhas suspeitas sobre a Suíça, um país estranho, fora de tudo, de bem com Deus e com o Diabo, mas pelo vistos não de bem com Alá.

A notícia do Público de hoje relata alguma preocupação que atravessou a Europa e da qual partilho. Não é de um Estado de Direito democrático e tolerante. Estas coisas irritam-me.

2 comentários:

  1. Estou 100% de acordo contigo.

    Convém não confundir conceitos: foi uma decisão democrática. A democracia em si não é boa nem má. Muitas vezes confunde-se democracia com os efeitos positivos que lhe associamos, e quando ela resulta no contrário dizemos que houve "um atentado à democracia". (Não foi o que disseste, por isso esta ressalva não se aplica a este post)

    Não me parece, contudo, que a maioria das populações no resto da Europa votasse diferentemente. Basta veres o nosso (e outros) caso com os casamentos homossexuais, que é em tudo uma questão semelhante a esta.

    Eu considero que isto foi puro fruto de intolerância religiosa. Mas repare-se que também não podemos construir como quisermos nas nossas propriedades: temos de seguir ordenamentos imbecis com quedas estéticas questionáveis - dizem que é o "bem comum". Podemos sempre alegar que com os minaretes é semelhante... Um caso não é menos violação de direitos do que o outro. Fere é mais susceptibilidades.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Sim, claro. Concordo contigo. De facto, o processo foi de natureza democrática na forma. Mas se associarmos democracia a tolerância e igualdade, atendendo ao conteúdo... Mais do que construir uma casa a gosto pessoal, trata-se de uma manifestação inofensiva de fé. Enfim..

    Abraço :)

    ResponderEliminar