sábado, 2 de janeiro de 2010

Começar bem o ano

Podia começar 2010 com notícias sobre o terrorismo, atentados, mortos e complexos problemas nas Relações Internacionais. Mas numa de optimismo e de idealismo, deicidi escrever este primeiro post do ano com uma notícia menos dramática e mais positiva.

Trata-se das relações entre a Coreia do Norte e os EUA. Não muito saudáveis há ja algumas décadas e com momentos de alguma tensão, como por exemplo aquando dos testes nucleares e dos rumores de sucessão de Kim Jong-Il, o que é facto é que o regime de Pyongyang está disposto a começar bem o ano e a dialogar com os Estados Unidos.

Armamento nuclear, boicotes, tensão diplomática e alianças têm marcado este relacionamento; mas é necessário ser-se muito cuidadoso quanto à esperança no futuro e na consistência de uma eventual aproximação entre ambos os países.


Uma Coreia do Norte internacionalmente isolada que, depois de uma carta pessoal de Obama a Kim Jong-Il, está disposta a relançar as negociações sobre o seu programa nuclear. Penso que ela irá ceder em vários aspectos, atendendo às dificuldades económicas que enfrenta e às consequências perigosíssimas do seu fechamento para o regime ditatorial.

Conseguirá a diplomacia americana um novo "reset", mas desta vez com a difícil Coreia do Norte?

Sem comentários:

Enviar um comentário