domingo, 17 de janeiro de 2010

Segunda rejeição

O Afeganistão tem sido, como já referi, objecto da minha investigação das últimas semanas. Acompanho, por isso, com algum interesse especial os acontecimentos neste país.

Ontem, uma notícia do Público dava conta que o Parlamento afegão tinha rejeitado novamente as esolhas ministeriais de Hamid Karzai. Pela segunda vez, uma nega. Só 7 dos 17 ministros foram aprovados, o que obriga o Presidente a uma nova esolha para aqueles cargos - pelo menos os dos Negócios Estrangeiros, da Economia e da Justiça, pastas cruciais para um país como o Afeganistão, já estão assegurados. Três mulheres faziam parte da nova lista, sem repetições do chumbo anterior, mas só uma foi aprovada.

Esta situação é particularmente sensível, uma vez que a 28 de Janeiro vai decorrer uma conferência em Londres sobre os apoios (doações) ao Afeganistão e era aconselhável que um governo credível (aqui está o problema...) estivesse já no poder para garantir algum sucesso do encontro. Estas ajudas têm sido imprescindíveis para o país, que se encontra à beira do colapso, muito embora tenha vindo a melhorar a sua situação nos último meses. Mesmo em termos militares, o General McChrystal veio já afirmar que houve bastantes progressos desde a aplicação da nova estratégia de Obama. Muito lentamente, pode ser que se consiga um milagre para o Afeganistão...

Sem comentários:

Enviar um comentário