domingo, 10 de janeiro de 2010

Várias numa

Várias referências rápidas ao que acontece no mundo (enquanto eu faço trabalhos sobre o mundo):

1. Um general isrealita diz que os iranianos estão a um muito longo caminho da arma nuclear. Por serem inimigos mortais dos isrealitas, até que fico mais descansado, mas não me arriscaria a enfatizar tanto essa distância, porque rapidamente os iranianos saltam etapas. O Paquistão é mesmo ali quase ao lado, a Rússia mais a norte... 7 anos é o prazo que este especialista dá. A esperança é que o regime não aguente tanto tempo; se bem que tudo tem andado mais calmo por lá - pelo menos que se saiba.

2. Obama era a favor da reabilitação de terroristas e da sua integração na sociedade (muito na linha de alguém que recebeu um prémio Nobel); no entanto, os maus resultados que isso está a originar, em termos de falta de eficácia, pode pôr em causa o encerramento de Guantánamo. Obama diz que não e que vai fechar. Pode ser que mais depressa do que o Irão aprende a fazer uma arma.

3. Martinica e Guiana vão fazer referendos sobre a sua intenção de ter mais autonomia face à "metrópole" francesa, a quem continuam fortemente ligados. Pelo menos têm essa possibilidade, embora se suspeite que vão negá-la. É sinal que estão bem. Ai se João Alberto Jardim vê...

Sem comentários:

Enviar um comentário