Hamid Karzai tinha que escolher um governo para a sua nova legislatura, tendo em conta tanto as pressões domésticas como as internacionais. E, ontem, apresentou-o.
O cabinete será composto por 23 ministros, dos quais 11 eram já membros do governo anterior, nomeadamente aqueles das pastas-chave, como é o caso do Ministro do Interior ou o da Defesa; só há uma mulher no grupo, a que assume a Condição Feminina.
Este governo, muito na linha do anterior e sem a previsão de alterações de fundo na sua política, é apoiado pela comunidade internacional, entenda-se os Estados Unidos, uma vez que me parece que é melhor continuar com um grupo de homens já conhecidos e que não levantam muitas ondas, a inovar e arriscar-se a algumas surpresas.
O problema central no Afeganistão é, em termos de estruturas e de autoridade, a corrupção. Esta é a palavra que aparece em todos os relatórios que li sobre o país e a guerra e é um dos grandes campos de batalha dos Estados Unidos na sua luta contra a al-Qaeda. Vou tentar não me esquecer de reflectir sobre este tema num dos próximos posts.
Sem comentários:
Enviar um comentário